“A saúde coletiva é um campo de produção de conhecimento e de intervenção profissional especializada, mas também interdisciplinar, onde não há disputa por limites precisos ou rígidos entre as diferentes escutas ou diferentes modos de olhar, pensar e produzir saúde”. (CECCIM, 2006).
Para entendermos o que é saúde coletiva precisamos saber que existe uma diferença entre saúde pública e saúde coletiva.
Saúde pública é a associação de condutas e sistemas de caráter sanitário que visam a prevenção ou contimento de patologias ou qualquer outro fator que ameace a saúde da população no geral.
A saúde coletiva, por sua vez, é uma ação de caráter sanitário que nasceu com o SUS e consiste na integração das ciências sociais com as políticas públicas .Desse modo ela se torna sensível à particularidade de cada indivíduo/ população levando em conta as questões políticas, sociais, econômicas, ambientais e culturais dos mesmos e de que forma essas questões podem influenciar no processo saúde-doença .
A saúde coletiva conta com alicerces de firmamento que são conhecidos como os três pilares da saúde coletiva e são eles a epidemiologia, o planejamento e a gestão e as ciências sociais.
Diana Beatriz
Comments