top of page

Um pouco sobre politicas públicas...

Foto do escritor: Saude ColetivaSaude Coletiva

De acordo com o Sebrae (serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas), o conceito de políticas públicas é o conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução de problemas encontrados na sociedade

As políticas de saúde fazem parte do campo de ação do Estado orientando para melhoria das condições de saúde da população, “consiste em organizar as funções públicas governamentais para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos e da coletividade” (LUCCHESE, 2002, p.03.)



No semestre 2017.2 foram realizadas rodas de conversa a cerca das Políticas Nacionais de atenção integral a saúde. Nosso grupo ficou encarregado de direcionar o debate em relação a política de saúde do homem, no mesmo dia também foram apresentadas as políticas de saúde da mulher e LGBT.

A partir dos conhecimentos compartilhados, teve-se a concepção que a maior barreira entre o homem e aos cuidados referentes a saúde é o conceito de masculinidade. Boa parte da população masculina evita ir ao médico por ter receios de ser visto como fraco. Isso ocorre devido as imposições sociais que ligam as ideias de força e bravura aos papéis masculinos.

A PNAISH (política nacional de atenção integral da saúde do homem) tem como objetivo promover ações de saúde que contribuam para compressão da realidade singular masculina, levando em consideração os aspectos socioculturais e econômicos.

Essa prática é direcionada para população masculina de 20 a 59 anos, e é desenvolvida em 5 eixos, acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidados, doenças prevalentes na população masculina e prevenção de violências e acidentes.

A saúde da mulher em décadas passadas era resumida pela saúde materna ou à ausência de enfermidade associada ao processo de reprodução biológica, mas notou-se que a desigualdade de gênero tinha grande impacto nas condições de saúde da mulher. Situações como violência doméstica e sexual, e saúde mental foram alguns dos processos acrescentados na PNAISN (política nacional de atenção integral á saúde da mulher).

A Política Nacional de Saúde Integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, e transexuais (LGBT) tem como objetivo eliminar a descriminação e o preconceito institucional, promovendo a saúde integral, consolidando o SUS (sistema único de saúde) como sistema universal e equitativo.

Portanto, o objetivo das políticas de saúde é garantir uma atenção humanizada levando em consideração as especificidades da população.




Andressa Reis

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2023 por Perda de Peso - A jornada. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page